Crédito consignado é o segundo tipo de empréstimo que mais cresce em 2019

2019 está sendo um bom ano para o crédito consignado. No e-book que lançamos sobre as tendências e projeções para o empréstimo consignado 2019, os especialistas avisaram que os correspondentes bancários poderiam ter grandes expectativas com relação aos seus negócios este ano.

E isso vem se cumprindo. Para você ter uma ideia, essa modalidade de empréstimo teve um crescimento de 39,3% no mês de abril se comparado aos números do mesmo mês em 2018.  

Está fazendo uma tarefa e não quer parar para ler? Então utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

Esse excelente resultado se deve, em grande parte, às concessões aos funcionários de empresas privadas. E também, não se pode esquecer, aos servidores públicos e aposentados pelo INSS. Entenda melhor como e o porquê de os números do crédito consignado estarem em ascensão.

Como está sendo o crescimento do empréstimo consignado em 2019?

Os dados que apontamos acima mostram que esse crescimento foi a segunda maior alta. Isso considerando a comparação por 12 meses de todas as modalidades de crédito analisadas pelo Banco Central no sistema financeiro.

No total, o maior crescimento apresentado foi o da linha de arrendamento mercantil para automóveis. Ele teve um aumento de 71,9% se comparado ao ano anterior.  

Entretanto, já levando em conta as segmentações, a maior evolução foi do consignado concedido a funcionários de empresas privadas. Ele conseguiu o impressionante resultado de 45,3% em comparação com o mesmo mês de 2018. Isso demonstra um aumento de 1,1 para 1,62 bilhão de reais.

Depois do setor privado, estão os empréstimos destinados aos servidores públicos. Eles representam 55,4% do total de consignados fornecidos no SFN. Ou seja, o valor cresceu de 8 para mais de 11 bilhões, representando quase 40%!

Além disso, o crédito consignado oferecido aos beneficiários do INSS também apresentou um crescimento de 37,1%. Este dado significa que ele aumentou de R$ 5,7 para R$ 7,8 bilhões.

Quais são as razões para o crescimento do crédito consignado?

Agora que viu os números fornecidos pelo Banco Central, é importante compreender o que está causando este resultado positivo. Para isso, é preciso ouvir quem entende bem do assunto. Vitor Meira França é assessor econômico do SCPC Boa Vista (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Ele afirma que em um período no qual as taxas de desemprego no Brasil são muito altas, o crédito consignado (em especial entre os servidores públicos) oferece garantias às instituições bancárias.

Além disso, esta modalidade de crédito tem taxas de juros menores. Assim, ela é um fator decisivo. Ainda mais se considerarmos que uma grande quantidade de brasileiros possui dívidas altas e está à procura de empréstimos mais baratos.

Segundo o Banco Central, as taxas de juros médias do crédito consignado chegaram a 23,4% ao ano.

Quando falamos do setor privado, as taxas são em média 37,1% ao ano. Por outro lado, os beneficiários do INSS e os servidores públicos contam com percentuais ainda menores. Elas estão na faixa de 24,6% e 21,2% ao ano respectivamente.

Mesmo que os juros para o setor privado sejam mais elevados no consignado, o que se explica pelo aumento da taxa de desemprego, os especialistas afirmam que os correspondentes bancários podem ter expectativas altas, pois o empréstimo consignado em 2019 ainda irá crescer mais no segundo semestre!

Isso porque a previsão é de que os juros sejam reduzidos com o passar do tempo, devido à Selic (a taxa básica dos juros da economia) e a grandes demandas das pequenas e médias empresas (também chamadas de PME’s). 

E quais cuidados devemos tomar?

Um cuidado muito importante nesse momento envolve a qualidade da produção. Nos últimos meses, estamos presenciando uma guerra entre os bancos, o que se evidencia por meio da portabilidade bancária. Não é muito difícil encontrar instituições portando contratos com até zero parcelas pagas.

A portabilidade agressiva não faz bem para ninguém no ecossistema financeiro. A grande verdade, é que com as regras atuais do mercado, uma portabilidade com zero pagas pode impedir novas operações para o mesmo tomador pelos próximos 3 ou 4 anos.

Todo esse movimento é especialmente perigoso para as promotoras que não conseguem mais viver sem o adiantamento de comissionamento dos bancos e presenciam os seus vendedores portando a própria carteira.

Depois de saber tudo isso, você quer aproveitar esse cenário vantajoso, certo? Saiba que a 2tech oferece o melhor software de gestão para correspondentes bancários: o Gerencial Crédito. Nosso sistema foi feito para quem tem operação de crédito consignado e ele possui todas as ferramentas de que você precisa gerenciar a operação.

O Gerencial Crédito facilita o acompanhamento da produção, o pagamento de comissão, a gestão da operação, o download e o upload de arquivos da empresa, a visualização de histórico de comissões, o cadastro de clientes, entre muitas outras funcionalidades.

Sendo assim, se tudo estiver organizado, você terá a oportunidade de crescer ainda mais! E um sistema de gestão poderá lhe oferecer isso, possibilitando que o seu retorno financeiro seja ainda maior. Portanto, entre em contato com a nossa equipe comercial e descubra mais sobre o software Gerencial Crédito. Com ele, suas vendas de crédito consignado atingirão um outro nível!